sexta-feira, 4 de maio de 2012

Boas notícias no mercado de trabalho




O Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD) divulgou no fim de abril o relatório 2011 sobre mercado de trabalho. A boa notícia, segundo o IBDD, é que há uma mudança de postura das empresas em relação a contratação de pessoas com deficiência.

O relatório cita que em 2011, o índice de contratação de candidatos com ensino superior passou para 27% - em 2010, o índice era de 19%. O balanço também registra que o número de empresas que procurou o IBDD para contratar pessoas com deficiência aumentou em 88%. As iniciativas das empresas também foram acompanhadas por ações de sensibilização, capacitação de RH e capacitação em acessibilidade para trabalhar com este profissional.

“O aumento no leque de serviços pode representar o início de uma tomada de consciência, pelas empresas, de que precisam estar preparadas para dar qualidade à contratação de pessoas com deficiência”, afirma Catariana Costa d’Amaral, gerente de Relações Institucionais e Parcerias Estratégicas do IBDD.

Fórum

No 26º Fórum de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência, ocorrido quarta-feira (2), em São Paulo, a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, confirmou os números do IBDD. Em seu discurso, ela cita a evolução no número de vagas para pessoas com deficiência, que chegou a 110 mil contratações em cumprimento à Lei de Cotas, além de outras 30 mil contratações sem vínculo com a política afirmativa.

Além da mudança de consciência pelas empresas, parte dos resultados é também devido à fiscalização da Lei de Cotas. Os dados mais recentes do Ministério do Trabalho mostram que a média de cumprimento da lei é de 21,4%, enquanto os autos de infração pelo seu não cumprimento aumentou de 336 em 2005, para 1.167 em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário